TAP Test

A hidrocefalia com pressão normal é uma síndrome no qual o paciente apresenta alteração de marcha, demência e incontinência urinária. A hidrocefalia de pressão normal é uma das causas tratáveis de demência.

Há a possibilidade de reversão, mesmo que parcial, do quadro clínico com a diminuição da pressão no sistema do líquido cefalorraquidiano.

Assim, fazemos um teste terapêutico que consiste na realização de uma punção lombar com retirada do líquido cefalorraquidiano. Nos pacientes que melhoram a tríade dos sintomas (alteração de marcha, demência e incontinência urinária), após a punção, há a indicação de uma derivação ventrículo-peritoneal com o objetivo de manter uma baixa pressão no sistema do líquido cefalorraquidiano.

As alterações da marcha são muito prevalentes nos pacientes com hidrocefalia de pressão normal. A observação clínica da marcha pode identificar as alterações antes e depois do teste terapêutico com a punção do líquido cefalorraquidiano, entretanto sujeita a falhas e imprecisões da subjetividade. Uma análise da marcha do paciente se propõe a quantificar objetivamente específicos parâmetros da marcha e compará-los com uma marcha normal e com a marcha do próprio paciente antes e depois do teste terapêutico com a punção do líquido cefalorraquidiano.

O médico realiza análise de marcha/ caminhada por meio de um sistema de análise tridimensional do movimento, constituído por 10 câmeras de infra vermelho, duas plataformas de força , e um equipamento de eletromiografia dinâmica de superfície (EMG).

Os dados são obtidos e posteriormente traduzidos para análise cinemática, e dados espaço temporais como velocidade, cadência, comprimento de passos entre outros são utilizados pela equipe, para interpretação clínica das alterações de marcha do paciente.

Etapas da nossa avaliação multidisciplinar – TAP TESTE:

Teste Ambulatorial realizado em 1 ou 2 dias

1ª parte: Avaliação Neuropsicológica e Avaliação de Marcha no Laboratório de Marcha (LEME);
2ª parte: Coleta de Liquor Cefalorraquidiano e Reavaliação Neuropsicológica e de Marcha no LEME.

Opção de realização de TAP TEST com ou sem Marcadores de Demência

Facilita e ajuda na decisão de Derivação Ventrículo Peritoneal (DVP).

Após as duas baterias de testes, é feito uma comparação e gerado um laudo que será encaminhado para médico responsável.

AGENDAMENTO

Faça o seu pedido de agendamento pelo whatsapp ou ligue:

Ícone de um telefone (17) 98110-4170

Ícone de um telefone (17) 3305-6697

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEG - SEX 08:00 - 17:00

Sábado e Domingo Fechado

Agendamento

(Entre em contato para fazer seu agendamento)
Ícone de um seta para baixo
Agendar Online