Introdução

A internet é uma grande rede responsável por conectar diversos indivíduos, de forma ágil e efetiva, para diversos fins, como por exemplo, venda de produtos e atendimento. Muitos de nós já conhecemos e nos habituamos a utilizar esta rede, se tornando algo extremamente essencial para diversos setores da sociedade.

As facilidades que a internet trouxe para nossas vidas impulsionou o avanço tecnológico, e hoje é bastante comum vivenciarmos a modernização de indústrias, comércios, e serviços.

E dentre todos os serviços que sofrem esta disfunção tecnológica, os setores da medicina não poderiam estar de fora.

O estudo da medicina para tratamento e prevenção de doenças humanas surgiu a milhares de anos, e vem sendo aprimorada constantemente. Parte deste aprimoramento está vinculado a união da tecnologia e a medicina, e é possível observar de forma muito clara, o quanto já dependemos de inteligências artificiais, para captar diagnósticos de nossa saúde, onde basta apenas os profissionais da saúde interpretarem os dados que são gerados por estes equipamentos.

Bom, agora que entendemos o quanto a medicina vem evoluindo tecnologicamente, vamos abordar o assunto principal deste pequeno artigo, a telemedicina.

Nosso objetivo é entender melhor, o que é este novo tipo de serviço que está sendo prestado por diversas clínicas, como funciona, os benefícios que podem trazer para os pacientes e como a clínica vertex irá se adaptar a esta nova tendência de atendimento.

O que é a telemedicina?

O termo tele, no grego, tem o significado de distância, sendo assim, como o próprio nome já diz, telemedicina é o atendimento à distância, entre um paciente e um profissional da saúde.

O propósito da telemedicina é aperfeiçoar o atendimento médico e o tratamento do paciente, possibilitando a transferência de laudos, diagnósticos e exames de forma digital.

Com esta nova ferramenta, os serviços clínicos podem ser levados a qualquer lugar do mundo, ampliando o acesso ao atendimento e ultrapassando as barreiras de hospitais, clínicas, consultórios, e ainda, possibilitando que médicos tomem as decisões e assumam condutas de maneira rápida e objetiva.

Geralmente, a telemedicina é realizada por meio de um computador que tenha acesso à internet, mas ela também pode ser realizada por meio de smartphones e outros dispositivos tecnológicos.

Como funciona?

A telemedicina pode se dividir em três vertentes, as quais são: educação, consultas e assistência.

A telemedicina para educação, tem como objetivo principal capacitar e atualizar profissionais da saúde, principalmente aqueles que se encontram longe de grandes centros, e precisam ter acesso à palestras, videoconferências entre outros.

Já a telemedicina para consultas, tem como objetivo facilitar a comunicação entre médicos, para adquirir uma segunda opinião de outros profissionais, em relação à um diagnóstico ou mesmo orientações sobre a realização de um determinado procedimento.

E por fim, a telemedicina para assistência, que consiste no monitoramento do paciente por um profissional presencial. Neste caso, o médico se comunica com outros técnicos a distância para obter mais informações de um parecer médico, cirurgias, medicamentos, exames entre outros.

E destaca-se na telemedicina, a inteligência artificial. Recursos inovadores capazes de gerar mecanismos que possam reproduzir a capacidade humana de raciocinar e obter diagnósticos mais precisos.

Entendendo como a telemedicina funciona, já fica bastante claro quais são os benefícios desta nova forma de interação:

  • em primeiro lugar, podemos deixar destacado a oferta que a telemedicina irá oferecer, de uma assistência técnica especializada, globalizada e precisa;
  • redução de custo de locomoção de pacientes, o que pode ser um fator bastante importante, para pacientes que se encontram em cidades distantes de grandes polos de saúde;
  • impedir o isolamento de profissionais, aumentando a qualidade geral das ações e dos avanços na medicina;
  • e por fim, toda a descentralização traz benefícios aos pacientes e aos próprios médicos, que serão capazes de salvar cada vez mais vidas.

A clínica Vertex, fundada em 2009 e localizada em São José do Rio Preto não está de fora deste avanço tecnológico, soluções de telemedicina já estão disponíveis em nossa clínica!

Entre em contato pelos números abaixo para mais informações.

AGENDAMENTO

Faça o seu pedido de agendamento pelo whatsapp ou ligue:

Ícone de um telefone (17) 98110-4170

Ícone de um telefone (17) 3305-6697

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEG - SEX 08:00 - 17:00

Sábado e Domingo Fechado

Agendamento

(Entre em contato para fazer seu agendamento)
Ícone de um seta para baixo
Agendar Online