04 Maneiras de reduzir suas crises de enxaquecas.
09 de Abril de 2020 | Postagem realizada por : Clínica Vertex Coluna e Neurocirurgia

04 Maneiras de reduzir suas crises de enxaquecas.

VISÃO GERAL

A enxaqueca é a mais comum das doenças neurológicas, acometendo 1 a cada 7 pessoas em todo o mundo. Por trazer grande desconforto ao paciente é líder de ocorrências em pronto atendimentos e importante causa de afastamento do trabalho.

Também conhecida como Migrânea, tem como principal sintoma a dor de cabeça (cefaleia), mas pode também vir acompanhada de outras manifestações como tonturas, náuseas, vômitos, alterações visuais, formigamentos (parestesias), foto e fonofobia entre outros.

O QUE SÃO GATILHOS DA ENXAQUECA?

Os gatilhos ou fatores desencadeantes são coisas que fazemos no dia a dia que fazem com que a cefaleia da enxaqueca aconteça. É importante que você se conheça e esteja continuamente avaliando atitudes e eventos que antecederam suas crises. Desta forma, você poderá, através de mudanças de hábitos de vida, reduzir a frequência e intensidade dos sintomas.

QUAIS SÃO AS 4 MANEIRAS DE REDUZIR SUAS CRISES DE ENXAQUECA?

REDUÇÃO DO ESTRESSE

O estresse é, para muitos, o principal desencadeante da enxaqueca. Quando perceber que está numa situação estressante como: estar atrasado, em meio a uma discussão tensa ou em posição de grande desconforto em um ambiente, procure sair, mesmo que temporariamente, respire fundo, movimente o pescoço, feche os olhos, tente fazer uma breve meditação ou respiração pausada, reorganizando-se e estabelecendo prioridades para este momento e o seu dia.

ATIVIDADE FÍSICA

Além de reduzir o estresse, a atividade física é grande protetora contra a enxaqueca à medida que libera no cérebro um neurotransmissor conhecido como endorfina, que está relacionado com a sensação de prazer, bem como se acredita que regula o ambiente químico neuronal promovendo homeostase. Pratique exercícios no mínimo duas vezes por semana.

ALIMENTAÇÃO

Muitos alimentos fazem desencadear crises de enxaqueca. Cada paciente deve descobrir quais fazem mal, em que quantidades e em que ocasiões. De uma maneira geral, é fundamental que você não fique longos períodos de jejum comendo a cada 3 horas e evite: chocolate, excesso de café, defumados e condimentados, frutas cítricas, vinho tinto, alguns tipos de queijos e excesso de álcool.

DORMIR BEM

O sono pode tanto proteger contra crises de enxaqueca como pode, eventualmente, tirá-lo de uma. Dormir durante a noite e no mínimo 6 horas são fundamentais para a saúde do corpo. Dormir em excesso ou ter um sono de má qualidade, como os que apresentam apneia do sono, pioram a migrânea. Procure um ambiente escuro, silencioso e agradável para dormir.

Dr Rogério Del’Arco é Neurocirurgião da Clínica Vértex em São José do Rio Preto (SP)


Deixe o seu comentário