A hidrocefalia é o acúmulo de líquido cefalorraquidiano no interior da

cavidade craniana, fazendo aumentar a pressão intracraniana entre o cérebro, podendo causar lesões no tecido cerebral e inchaço do crânio.

Sua causa pode estar relacionada com fatores genéticos, ambientais ou herança multifatorial. Há fatores como tumores, cistos, traumas, infecções e malformações que podem estar associados a hidrocefalia.

Existem basicamente 3 tipos de hidrocefalia, a saber:

- Congênita: presente no nascimento, estima-se que 0,1% dos bebês nascem com este problema.

- Adquirida: geralmente desenvolvida após trauma na cabeça ou consequência de outra doença como tumor.

- Pressão normal: mais ocorrente em idosos ou pessoas com mais de 50 anos, é uma doença rara e pouco compreendida.

É muito importante que ao observar sintomas em bebês como a cabeça um pouco maior que o normal, pele da cabeça um pouco mais fina e brilhante, vômito, sonolência, dificuldade de alimentação, irritabilidade ou em adultos dor de cabeça, náuseas e vômitos, desorientação, convulsões, dificuldade de caminhar, perda de apetite, entre outros, para ir a uma clínica para tratamento de hidrocefalia.

A Clínica Vértex é especializada em tratamento de hidrocefalia fundada em

2009, oferecendo atendimento médico, exames de diagnóstico e cirurgias em hospitais de referência da região de São José do Rio Preto.

Entre em contato com nossa clínica para tratamento de hidrocefalia, você pode solicitar uma consulta pelo site ou diretamente por nosso canal no Doctoralia. Aguardamos sua visita.